Sexta, 02 Dezembro 2016 17:26

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é um conjunto de técnicas e estratégias com o objetivo de construir um relacionamento direto e duradouro com o consumidor, pois o cliente chega até a empresa de forma voluntária. É diferente do Outbound Marketing, ou Marketing Tradicional, onde o consumidor é geralmente interrompido com anúncios e propagandas.

O Inbound Marketing tem a intenção de atrair o cliente em potencial através de conteúdos relevantes e personalizados, por exemplo, publicação em blogs, conteúdo em mídias sociais, vídeos para o Youtube, eBooks, podcasts, newsletters, entre outros, criando assim um relacionamento com o cliente, que terá a sua empresa como referência no assunto abordado, além de ser 62% mais barato que as propagandas convencionais. Já no marketing tradicional, a publicidade aparece entre programas de TV ou rádio, no meio da revista ou em um anúncio no meio de um blog. Ele usa a interrupção para passar a mensagem ao público, e nem todos os que estão vendo o anúncio querem receber aquela mensagem.

Hoje em dia, os consumidores não estão tão receptivos a interrupções, por isso o Inbound é a forma menos invasiva de chamar a atenção e atrair o público. O consumidor procura por um conteúdo específico e encontra o conteúdo da sua empresa, ele está interessado nesse assunto e o considera útil, por isso receberá sua mensagem facilmente, aumentando as chances de conversão. Além disso, o Marketing de Ação é altamente mensurável, podemos acompanhar os resultados de quantas pessoas visualizaram o conteúdo, quantas conversões foram geradas, qual a opinião do público a respeito do conteúdo, o que ajuda a verificar como a mensagem passada está se saindo, e é possível modificá-la e aperfeiçoá-la para obter melhores resultados de campanha.

Existe uma sequência para a realização da estratégia de Inbound Marketing, que consiste em cinco etapas: atrair tráfego, converter visitantes em leads, converter leads em vendas, fidelizar os clientes e aumentar as margens, e analisar para melhorar continuamente.

Hoje em dia, uma empresa que não utiliza dessa estratégia, acaba ficando pra trás dos concorrentes no meio digital. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e o Inbound Marketing é uma forma de baixo custo e não invasiva de atrair e educar leitores e clientes potenciais antes de realizar a venda, tornando possível o objetivo de transformar leads em clientes, realizando vendas e contribuindo para a consolidação da empresa.

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