Nos tempos atuais, a internet é o maior meio de pesquisa quando se trata de serviços e produtos, essa demanda vem crescendo com a facilidade de se contratar planos de internet.
Tendo em vista esse nicho de mercado crescente, muitas empresas iniciantes ou já conceituadas no mercado, buscam um bom posicionamento de seus sites nos grandes buscadores de internet como o Google, Yahoo e MSN.
Existem duas maneiras de estar nas primeiras páginas dos buscadores a empresa pode pagar por anúncios nos Links Patrocinados, uma espécie de publicidade paga inserida junto aos resultados de pesquisa dos buscadores, também é possível contratar uma agencia especializada para otimizar o site da empresa que queira aparecer nos resultados dos buscadores, a otimização ou SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica para alavancar o posicionamento do site na busca orgânica.
A busca orgânica são os resultados da pesquisa que são inseridos gratuitamente nos buscadores levando em consideração algumas características do website da empresa, neste tipo de busca não é necessário pagar para ter o link do website disponibilizado entre os primeiros resultados.
Diferença entre Busca Orgânica e Links Patrocinados
Ferramentas utilizadas para otimização
"Para planejar estratégias competitivas de marketing que sejam realmente efetivas, a empresa precisa descobrir tudo o que puder a respeito dos concorrentes. Deve constantemente comparar seus produtos, preços, canais de distribuição e promoções com os mesmos itens dos concorrentes para poder identificar as áreas onde potencialmente possa ter vantagens ou desvantagens. (KOTLER, 1998,p. 409)."
Existem ferramentas que auxiliam este procedimento e são muito uteis para que alcance bons resultados nestas análises. Entre elas podemos destacar algumas como:
- O SEMRUSH
- A FERRAMENTA DE PALAVRAS CHAVES DO GOOGLE
- O AHREFS
Com o Semrush é possível analisar seus concorrentes individualmente e descobrir em quais palavras chaves eles aparecem na busca orgânica, ver detalhadamente todas as campanhas realizadas por eles nos links patrocinados. Utilizando o Semrush é possível fazer comparação de até cinco concorrentes e saber por período quem estava na frente e em quais palavras chaves, gerando gráficos de comparação.
Existem outras formas para realizar análises de palavras chaves que também são importantes, uma delas é utilizando uma ferramenta fornecida pelo próprio Google à ferramenta de análise de palavras chaves, esta ferramenta é utilizada para campanhas de links patrocinados, porém pode ser usada como base para o desenvolvimento de uma campanha de otimização pois ele gera palavras que o Google acha relevante para o segmento em questão, a análise pelo link do site irá gerar palavras chaves que seriam interessantes para aquele site baseando-se no conteúdo escrito no site, ou pode ser feito utilizando apenas uma palavra chave assim o Google irá gerar um relatório de palavras que os usuários buscam que são relacionadas e pesquisada. Um fator importante desta ferramenta é que ela é gratuita assim qualquer um pode utiliza-la sem que gere gastos desnecessários.
Outra ferramenta muito útil é o Ahrefs se trata de um site cujo seu funcionamento é semelhante ao Semrush, porém no Ahrefs quando é inserido o site para avaliação, a ferramenta fornece todos os backlinks em que o site aparece.