Os benefícios de possuir um conteúdo de qualidade em seu site vão além de simplesmente não ser penalizado pelo Google. Um conteúdo interessante ajuda a diminuir significativamente a taxa de rejeição do site, essa taxa é um cálculo que o Google realiza para verificar quanto tempo um usuário permanece em determinado site. Quando a taxa de rejeição está baixa significa que o usuário está gostando do conteúdo do site ao acessá-lo, pois possui conteúdos relevantes. O SEO tem o objetivo de colocar seu site na primeira página do Google, mas isso não irá adiantar se o conteúdo do site não passar confiança para que o consumidor compre o seu produto ou contrate o seu serviço. Então um conteúdo de qualidade é importante até mesmo para ajudar diretamente nas suas vendas.
Você pode ter um excelente conteúdo seguindo algumas dicas. A primeira e mais importante é não copiar o conteúdo de um concorrente ou de qualquer outro site que fale sobre o mesmo assunto. No processo de criação de um conteúdo para seu site, falando sobre seu produto ou serviço, é importante ser autêntico. O Google é capaz de saber quem foi o primeiro a criar e disponibilizar o conteúdo online, por exemplo, o site Wikipédia tem muito conteúdo único e relevante, cada site que copia o conteúdo dele, ajuda o site a se elevar ainda mais em seu posicionamento no Google, pois ele verifica que o site se tornou uma referência, outros sites buscam conteúdo nele, então merece estar mais bem posicionado do que os outros. Por isso é importante ter um conteúdo original e de qualidade, assim os outros irão copiar e elevar o posicionamento do seu site e não do site concorrente.
Outra dica é usar o português de forma correta e sem erros de ortografia. Também é importante usar imagens para deixar a leitura do texto mais fluida e para que o mesmo não fique monótono, sempre utilizando imagens otimizadas. É preciso usar as headings (h1, h2, h3) de forma correta. Você também pode contratar um profissional, redator ou editor, para te ajudar nessa questão.
Um fator importante no momento da edição de um texto é usar link building interno, caso você esteja realizando um texto e você tenha uma página em seu site sobre uma determinada palavra chave que apareceu no seu texto, você pode linkar a palavra chave à outra página do seu site que possui informações mais amplas sobre a palavra chave. Isso ajuda, não só no posicionamento do seu site, mas também melhora a experiência do usuário e a chance de realizar uma conversão, pois o fazendo navegar em diversas páginas do seu site, ele conhecerá mais sobre seu produto/serviço e ficará pré-disposto a comprar seus produtos ou contratar seus serviços.
Por último a densidade de palavras chaves também é um fator importante para a qualidade do conteúdo do site. É importante se atentar a quantidade de palavras chaves, distribuindo-as pelo texto. Caso as palavras sejam colocadas exageradamente, o site poderá ser penalizado por estar cometendo uma Black Hat, o Keyword Stuffing (uso de palavras chave de maneira abusiva em um único texto). As palavras chave, se colocadas da maneira correta, podem ajudar inclusive nas buscas orgânicas.
Pensar na experiência do usuário em seu site tem muitas vantagens, além de melhorar o posicionamento nos buscadores, gera conversões e satisfações de clientes. Analise o conteúdo do seu site para aperfeiçoá-lo com essas dicas para que nenhum fator de falta de qualidade no conteúdo atrapalhe seu posicionamento no Google, e deixe seu conteúdo original e relevante para o usuário.